02.SERVIÇOS

Internação Domiciliar

Nesta modalidade são programadas visitas médicas, de enfermagem e da equipe multidisciplinar composta de fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.
A elegibilidade é feita pelo médico do paciente antes da alta hospitalar e, após contato com nossa equipe, um plano terapêutico individualizado é montado, assim como toda estrutura para receber com carinho e profissionalismo o retorno deste paciente em seu lar.

Atendimento Domiciliar

Neste programa o atendimento do técnico de enfermagem é realizado apenas no momento de um procedimento como, por exemplo, curativos ou da aplicação de medicações injetáveis. De acordo com a patologia podem ser programadas também visitas de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Treinamento de Cuidadores

Muitos pacientes necessitam de auxilio para executar tarefas do dia a dia tal como vestir-se, tomar banho, pentear-se, alimentar-se ou até mesmo apoio para andar. Nosso time de tutores tem a experiência e capacidade didática para a formação de Cuidadores tornando assim a experiência de permanência no lar mais humana e segura.

Fisioterapia

A Fisioterapia Domiciliar tem como objetivo a reabilitação de pacientes com limitações consequentes de morbidades que dificultam sua locomoção até uma rede credenciada, além de reduzir as complicações associadas à síndrome do imobilismo, prevenindo internações, priorizando a segurança e o conforto do paciente em ambiente domiciliar. As técnicas utilizadas são particularizadas, adaptadas a cada necessidade e diferentes daquelas executadas com os aparelhos das clinicas e consultórios.

Pediatria

Para atender crianças e adolescentes a Solar Cuidados conta com um time de profissionais especializado no atendimento desta faixa etária nas modalidades: Internação Domiciliar e Atendimento Domiciliar.

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo diagnostica a possibilidade da deglutição de medicações, alimentos sólidos, líquidos ou pastosos. Após esta análise, não sendo possível a alimentação pela boca, indica-se junto ao médico uma via alternativa de alimentação: sonda nasoenteral ou gastrostomia. O Fonoaudiólogo então continua o acompanhamento com técnicas para a recuperação da via alimentar natural ou, se não for possível, executa técnicas para que o paciente mantenha a capacidade de engolir a saliva evitando sua ida para os pulmões.

Programa Nutricional

Este programa tem como finalidade o fornecimento de calorias e proteínas, a hidratação, a manutenção ou recuperação do estado nutricional adequado. O aporte de nutrientes pode ser feito por via oral (pela boca) ou artificial (gastrostomia) com preparados artesanais ou industrializados contando sempre com a presença de um cuidador responsável e capacitado para integrar o familiar nesta etapa importante do cuidado e conforto de seu ente querido.

Programa de Curativos

O programa de curativos Solar Cuidados utiliza materiais e técnicas que variam de acordo com cada paciente sendo cada caso avaliado e acompanhado por estes profissionais no ambiente domiciliar. Isto possibilita uma melhora rápida, evita o risco de contaminação em um ambiente hospitalar e permite que o paciente se recupere numa atmosfera familiar.

Programa de Ostomias

Entre os programas de Ostomias as mais comuns são a gastrostomia (estômago), colostomia (intestino grosso), jejunostomia e a urostomia (trato urinário). Para recolher estes fluidos são necessárias bolsas coletoras com artefatos de segurança e proteção que variam de caso a caso. A Solar Cuidados tem um programa de distribuição de bolsas e materiais, direcionado às necessidades de cada paciente para sua maior comodidade e dignidade.

Programa de Cuidados Paliativos

Quando um paciente não possui mais a chance de cura ainda temos muito a oferecer. Ao contrário do: “não há mais nada a ser feito”, buscamos as melhores práticas para aliviar o sofrimento, a dor, devolver dignidade e qualidade de vida ao doente e seus entes queridos.

Serviço Social

O Assistente Social visita os pacientes antes de sua ida para casa identificando, analisando e agindo no contexto social do doente e sua família a fim de promover soluções facilitadoras no entendimento das situações a serem enfrentadas. Acolhe as questões de conflitos, sensibiliza os envolvidos no processo de alta e monitora toda a cadeia assistencial. Pela característica do trabalho da Assistência Social da Solar Cuidados, o Serviço de Ouvidoria está ligado a ela.

Ouvidoria

O serviço de Ouvidoria é um canal de comunicação que acolhe as questões dos pacientes e seus familiares de forma neutra. Busca retirar as dúvidas, elucida as reclamações, recepciona as sugestões e elogios com o compromisso de uma breve devolutiva.

Conheça nossos Parceiros

 

Solar Cuidados.
Bem estar em casa.

contato@solarcuidados.com.br

Endereço

Av. Armando Lombardi, 205
Barra da Tijuca
Rio de Janeiro_RJ

Tel

+55 (21) 2101-9800

Social Media


SOLAR CUIDADOS
© 2018 ALL RIGHTS RESERVED